Bodega Bouza – Vinícola moderna e almoço memorável!

Visitamos a Bodega Bouza em setembro e o único inconveniente foi que essa não era a época da colheita das uvas… Logo, as parreiras que eu tanto ansiava ver, estavam “peladas”! Confesso que fiquei frustrada com isso. Depois descobri que para vê-las carregadas eu deveria ter programado minha visita entre fevereiro e meados de março, mas todo o resto foi tão perfeito, que recomendo esse passeio em qualquer época.

Bodega Bouza Vinícola

Localizada na zona rural de Montevidéu, a 25 km do centro, a Bodega é um empreendimento familiar de produção em pequena escala, com atenção a cada detalhe. Na propriedade, além dos vinhedos e maquinários utilizados na produção, estão também um pequeno museu de veículos antigos e um excelente restaurante.

Fomos pra lá com a intenção de fazer um tour guiado seguido de degustação de vinhos, mas quando chegamos a fome apertou e decidimos então almoçar. Dessa forma, o tour foi cortesia e comparando os valores, acho que valeu a pena sim!

Iniciamos o passeio no museu de carros antigos, onde todo o acervo é parte da coleção particular do proprietário da Bodega, ali encontramos diversos modelos de carros e motos muito bem conservados. Pelas janelas de vidro constatamos a curiosidade que a nossa presença causava em alguns habitantes do local, que não paravam de nos espionar (entre eles um pavão e uma capivara).

Caminhamos um pouco pelos vinhedos “depenados” e o máximo que vimos ali foram as placas com o nome da uva cultivada em cada extensão de terra.

Vinhedo Tannat

Seguimos então para a parte destinada a abrigar o maquinário. A tecnologia da produção me impressionou bastante, fora a colheita e a seleção das uvas, todo o restante do processo é feito sem a intervenção humana. Primeiramente conhecemos os diferentes tipos de tanques para o armazenamento dos vinhos durante a fermentação e as esteiras que transportam os grãos selecionados de forma cuidadosa.

Vinícola Montevideu

Bodega Bouza tanques

Em seguida fomos para o subsolo, onde ficam os barris em temperatura adequada para conservar os vinhos durante o período de descanso. Em um nível ainda mais baixo do que já estávamos, pudemos observar por um piso de vidro, um pequeno depósito, onde estão preservadas algumas unidades de cada tipo de vinho já produzido na vinícola em diferentes safras. Tal estoque é feito com a finalidade de controlar a evolução da produção do vinho ao longo dos anos.

Bodega Bouza Barris

Finalizado o passeio, caminhamos um pouco pela propriedade enquanto aguardávamos o horário da nossa degustação, agendado para as 13h30 (é muito importante agendar horário). Ao entrarmos no restaurante e observarmos rapidamente os pratos das outras mesas, mudamos de ideia na mesma hora e decidimos que a degustação seria acompanhada de almoço. Recomendo muito o almoço!

Degustação de Vinhos

Na nossa degustação estavam incluídos quatro tipos de vinhos, das seguintes uvas: Chardonnay, Merlot, Merlot Tannat e Tannat. Todos me agradaram muito, mas me encantei especialmente com a uva Tannat, que é originária do sudoeste da França, mas se adaptou muito bem no Uruguai e atualmente é a uva mais importante do país. Os vinhos de Tannat apresentam alto teor alcoólico e muito tanino. A degustação é harmonizada com queijos, presunto, pães, patê de fígado e geleia. O garçom, extremamente simpático e fluente em português, nos orientou sobre qual o melhor acompanhamento para contrastar com o sabor de cada vinho. As combinações propostas por ele me agradaram muito! Em seguida, pedimos nosso almoço que também estava sensacional! Finalizamos com alguma sobremesa de chocolate, que apesar de eu não me lembrar o nome, me lembro que era deliciosa! E nesse momento, o garçom trouxe um “chorinho” do vinho Merlot Tannat pra que pudéssemos observar como ele combina com chocolate. E não é que combina mesmo?!

Custos

Táxi (Região central de Montevidéu – Vinícola) $ 800
Tour guiado + degustação de 4 tipos de vinho + almoço à la carte + sobremesa $ 1.426
Tour guiado + degustação de 4 tipos de vinho (sem almoço) $ 750

Endereço

Camino de la Redención 7658
Tel.: (598) 2323 7491
Tel.: (598) 2323 3872

bouza@bodegabouza.com
visitas@bodegabouza.com

  1. Uruguai é um dos países que tenho interesse em conhecer.
    Sempre busco dicas em blogs para desenvolver o meu roteiro, encontrei este e adorei todas as dicas, em especial este, que me aguçou o interesse em conhecer esse vinhedo, que parece ser um charme só.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *