Cholita’s Wrestling – O telecatch boliviano

A princípio a ideia de assistir a uma falsa luta livre de cholas me pareceu bem bizarra (e realmente é!), mas em que outro lugar do mundo eu teria essa experiência? Pensando nisso, fui conferir. O “desafio” acontece todos os domingos na região de El Alto e os ingressos são vendidos em diversas agências da Calle Sagárnaga. Compramos os nossos por Bs 80 cada. Esse valor incluía: transporte, ticket para ver a luta na primeira fila, um snack, um souvenir e ticket para ir ao banheiro (torça para não utilizar esse último!).

Cholitas

Esse foi o único passeio em que o ônibus, além de buscar, também deixou cada um de volta em seu hostel, pois em todos os demais, havia uma única parada no centro e todos desciam ali.

Quando chegamos, a luta já havia iniciado, os protagonistas desse confronto eram os “Titãs do Ringue”. As cholas, atração principal, ainda não tinham entrado. Na primeira fileira só havia gringos, mas no restante do ginásio os assentos eram ocupados 100% por locais, que vibravam demais com cada golpe, gritavam e xingavam o tempo todo.

Fomos buscar nosso snack e souvenir, que na verdade se resumiam a um saquinho de pipocas e um cartão postal com a foto da chola campeã. Um pouco decepcionados, seguimos pro nosso lugar pra ver o “massacre”. Por cerca de 15 minutos foi divertido, gostei principalmente de ver a expressão dos locais, que se envolviam demais e pareciam não perceber que era uma farsa.

Os titãs saíram do ringue e um deles deu um banho de água no pessoal da primeira fila. Também sobrou pra mim… Raiva!!! No intervalo das lutas a plateia pode tirar fotos e até subir no ringue. O próximo confronto foi entre as cholas, que bem mais simpáticas, entraram e interagiram bastante com os espectadores, teve um gringo que ganhou até um selinho.

Nesse momento eu já estava bem cansada e ainda faltava o “grand finale” duas cholas que se uniram pra dar uma surra em dois titãs (os supostos vilões). Com direito a muitos tombos e até sangue falso, essa parte se estendeu por mais uns longos minutos, quando finalmente as cholas foram declaradas vencedoras.

Imperdível? Eu não diria, mas quem quiser pagar pra ver, vai encontrar no mínimo um espetáculo bem inusitado!

Ingresso / Transporte: Bs 80

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *