Tiwanaku – A misteriosa civilização Pré-Inca

Classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Sítio Arqueológico de Tiwanaku localiza-se a 72km de La Paz, próximo ao lago Titicaca. Ali se encontram diversos vestígios dessa importante civilização andina, precursora do Império Inca.

Fizemos o tour guiado que incluiu a visita ao Museu Cerâmico, Museu Lítico e às ruínas. No primeiro pudemos observar ferramentas de metal, pedras e ossos, além de utensílios domésticos feitos em cerâmica, todos encontrados em escavações. No Museu Lítico fica o enorme monolito de Bennett, com mais de 7m de altura, assim batizado por ter sido encontrado pelo arqueólogo norte-americano Wendell Bennett.

Tiwanaku

Logo no início das explicações nossa guia comentou sobre as incertezas que se tem a respeito dessa civilização, já que eles não possuíam linguagem escrita. Outra informação interessante é a de que eles pensavam estar no meio da Terra. Acredita-se inclusive que o termo “Tiwanaku” possa fazer alguma referência a essa equivocada ideia de localização.

Em seguida fomos explorar as ruínas. Não se sabe se a posição atual das peças respeita a sua configuração original, pois a reconstrução foi feita seguindo o alinhamento sugerido pelas pedras encontradas caídas. Além disso, o estado de preservação do Sítio não é dos melhores, já que ao longo dos anos sofreu diversos saques de caçadores de tesouros e do povoado ao lado, que utilizou as pedras em suas construções.

Entre as ruínas de maior destaque estão: a pirâmide Akapana, a pirâmide Puma Punku e o Templo de Kalasasaya, que abriga a Porta do Sol, peça com cerca de 10 toneladas, talhada em uma única pedra.

Tiwanaku Bolivia

Sítio Arqueológico

Ruínas Tiwanaku

O desaparecimento dessa civilização é outro grande mistério, uma das teorias afirma que o motivo mais provável seria uma estiagem de longa duração.

Transporte: Bs 70 / Ingresso (museus + ruínas): Bs 80
Almoço: Bs 35

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *