Carnaval em Paraty: Muvuca na medida certa.

Deixou os planos de carnaval pra última hora e ainda não tem nada em mente? Se você curte agito de “nível moderado”, sem o inconveniente das grandes multidões, a simpática cidade colonial pode ser uma opção! Famosa por oferecer aos foliões um ótimo carnaval de rua, animado por diversos blocos ao longo de todo o dia (e noite), a cidade que já atrai normalmente muitos visitantes, bomba nessa época!

Máscaras Carnaval Paraty

O que mais me agradou foi poder entrar e sair do tumulto a qualquer momento, sem o inconveniente de sentir-me aprisionada. O centro fica bem cheio, mas foi possível dar-me ao luxo de sair do bloco, comprar uma cerveja com um dos ambulantes estrategicamente posicionados e voltar (viva!). Só não exagere na cerveja, pois banheiros públicos são artigos de luxo, raros e disputadíssimos!

A programação é bem extensa, entre as atrações mais procuradas estão: Paraty do Amanhã, Assombrosos do Morro, Meninos do Pontal e o polêmico Bloco da Lama, que apesar de ser bastante festejado pela maioria dos turistas, conquistou a antipatia dos locais mais conservadores, devido a sua fama (justa) de sujar de lama o que (e quem) estiver por perto.

Assombrosos do Morro

Em meu último carnaval em Paraty, tive a ingenuidade de parar e observar o bloco (com roupa limpa). Claro que virei isca! Alguns minutos depois eu já estava completamente enlameada! E aí, pra entrar no clima, resolvi seguir o bloco… Foi uma ótima decisão!

Bloco da Lama

O Bloco da Lama é ícone bem tradicional do carnaval paratiense, surgiu há mais de 20 anos, quando alguns amigos que se cobriam de lama por diversão perceberam que aquela poderia ser uma fantasia interessante e saíram pelas ruas pulando carnaval, totalmente irreconhecíveis. Atualmente o grupo é bem numeroso, a concentração acontece na Praia do Jabaquara, onde os integrantes se caracterizam para em seguida sair pela cidade aos gritos de “Uga uga vai sujar”.

Outro ponto alto da festa é o Carnamar, procissão marítima que premia as embarcações mais animadas e melhor decoradas. Os barcos saem do cais de Paraty às 9h e vão até a Praia Vermelha. Não tive a oportunidade de ir até o destino final dos barcos, mas observei a decoração e gostei muito!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *