Pecado da Gula com o Aval dos Monges!

O brunch no Mosteiro São Bento é um evento que acontece sempre no segundo e no último domingo de cada mês e além da “comilança”, inclui também outras atividades bem interessantes.

Mosteiro São Bento

O ponto de partida é a missa das 10h, na qual o destaque fica por conta dos cantos gregorianos, que são realmente belíssimos e relaxantes. Escolhemos por acaso a data que coincidia com o Domingo de Ramos e por conta disso a missa foi mais longa que o habitual, com 1h30 de duração. Infelizmente não houve apresentação de órgão, já que na quaresma, o instrumento não é tocado. O tema da liturgia foi A Paixão de Cristo e apesar de eu não seguir nenhuma religião, achei a cerimônia bem interessante, apesar de cansativa, já que a igreja estava absolutamente lotada e permanecemos o tempo todo em pé, sem conseguir sequer visualizar o altar.

Altar Mosteiro São Bento

Terminada a missa, logo na porta de saída, recebemos orientações sobre onde seriam as outras atividades. Seguimos para a sala onde aconteceria um recital de piano. A apresentação foi breve, mas impecável. Dessa vez pudemos sentar em confortáveis cadeiras de veludo e ver tudo bem de perto.

Piano Mosteiro São Bento

Finalmente chegara o momento tão esperado, o “brunch”! Fomos encaminhados para o refeitório, onde um buffet mais que especial nos aguardava! Os participantes foram recebidos com uma taça de prosecco e seguiram para os seus lugares previamente demarcados. As mesas são coletivas, então as pessoas que quiserem sentar juntas devem fazer uma única reserva para todo o grupo. Foi realizada uma oração, em seguida as portas laterais foram abertas e todos puderam servir-se à vontade nas ilhas de salada, pratos quentes e sobremesas. Entre as delícias do cardápio: queijo brie aquecido com mel e amêndoas, risoto de alho poró, massa, peixe, carne e o destaque, é claro, ficou por conta das sobremesas! Creme de cupuaçu com banana caramelada, compota de goiabada cascão, pudim de tapioca e muitas outras iguarias pra agradar a qualquer paladar!

Refeitório Mosteiro São Bento

Brunch Mosteiro São Bento

Grupos de visitas guiadas são organizados durante as refeições, então optamos por finalizar os pratos salgados, fazer o tour e retornar para concluir com a sobremesa. Passamos pelos corredores do mosteiro e conhecemos as áreas que não pertenciam à clausura (essa de acesso exclusivo dos monges). A limpeza impressiona, em todos os locais por onde passamos, o chão brilhava. Visitamos também uma capela particular, ornamentada com belíssimos vitrais, onde são realizadas missas para os alunos do colégio São Bento.

Vitral Mosteiro São Bento

As informações fornecidas pelo monge foram bem interessantes, ele explicou que na época do governo imperial, foi proibida a formação de novos monges e tal determinação se estendeu por 50 anos, o que quase ocasionou o fim da atividade dos monges no Brasil.

Passamos ainda por uma lojinha, onde são vendidos pães e tortas feitos pelos monges. Toda essa renda é revertida para a manutenção do mosteiro, que segundo palavras do nosso guia, apesar de ser tombado, se não fossem essas iniciativas, já teria tombado mesmo!

Retornamos para o refeitório, onde experimentei simplesmente TODAS as sobremesas! Não saberia dizer qual é a melhor, tudo realmente muito saboroso. E na saída, pra quem ainda tivesse apetite, chás, cafezinho, croissants e bolo de chocolate!

Custos
Valor por pessoa: R$178,00
Vallet: R$20,00

Localização
Largo de São Bento, S/N – Centro, São Paulo
Em frente ao metrô São Bento

Contato
Reservas devem ser feitas com antecedência com a Múltipla Eventos:
http://www.multiplaeventos.com.br/

    • Juliana Faria

      Olá Sônia!

      Obrigada pela visita!
      O brunch do Mosteiro São Bento vale muito a pena sim! O cardápio é bem variado e muito saboroso.
      Pão de azeite na lojinha?! Hummm! Dessa eu não sabia…
      Quero conferir em breve 😉

      Abraço!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *