Poesia e Rosas na Avenida Paulista

Não consigo imaginar lugar melhor que a Avenida Paulista pra se falar de poesia concreta. Até parece até redundância, não? Pois é ali, próximo à estação Brigadeiro do metrô, em meio a blocos e mais blocos de cimento, que uma bela construção de estilo clássico francês, herança da época dos barões do café, resiste aos avanços da arquitetura moderna.

casa-das-rosas

Antiga moradia da filha e genro do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, a mansão passou por grande revitalização e desde 2004 abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao escritor e idealista do movimento concretista. Poucas pessoas, no entanto, conhecem o local por esse nome, a denominação que realmente pegou foi “Casa das Rosas”, em referência ao atraente e colorido jardim.

Além de sediar saraus, oficinas literárias e palestras, o imóvel abriga e empresta os livros que pertenceram à biblioteca pessoal do poeta. A imponente construção está dividida em 30 cômodos e surpreende pelo requinte dos detalhes, como a escadaria de mármore branco e um lindo vitral que me hipnotizou por alguns instantes…

Vitral

A programação mensal de eventos é bem variada e costuma reservar surpresas também para o público infantil. Esse mês, por exemplo, está acontecendo a “Literatura de Berço”, voltada para bebês de 3 a 15 meses, que na companhia dos pais, podem desfrutar de diferentes versões de “Chapeuzinho Vermelho”, que vão do clássico ao contemporâneo.

Mesmo para os que não apreciam literatura, a visita ao casarão pode ser interessante, ainda que seja apenas para admirar a arquitetura e se deliciar com as guloseimas da cafeteria, com vista para as roseiras.

Como chegar:

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo (Metrô Brigadeiro)
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
E-mail: contato@casadasrosas.org.br
Site: http://www.casadasrosas.org.br/

  1. Tuve la oportunidad de visitar Brasil el pasado mes y lei este articulo de “La casa de rosas” en mochilamundoafora que me sirvio mucho para encontrar este lugar magico, como me encanta la fotografia este sitio es perfecto para lograr muy buenas tomas! Una vez mas este blog me resulto muy util, me encanta!

    • Juliana Faria

      Olá Jeimy!

      Obrigada pela visita!
      Que bom saber que o blog te motivou a visitar a Casa das Rosas!
      Sem dúvidas inspiração para boas fotos não faltam por lá!
      Da arquitetura ao belo jardim, bons motivos pra gente registrar não faltam, né?!

      Beijo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *