Armazém do Limoeiro: Parada de ciclistas e amantes de música caipira.

Localizado na área rural de Itu, nas dependências da Fazenda Limoeiro da Concórdia, esse centenário e bem conservado armazém é sem dúvida o grande atrativo local. Construído em 1901, ainda preserva suas características originais, como a fachada de tijolos, os belos armários de madeira maciça e os mais variados e inusitados objetos pendurados no teto.

Fachada Armazém do Limoeiro

Armazém do Limoeiro

Tudo isso confere ao estabelecimento aquele ar de vendinha do interior e atrai um público bem variado, como ciclistas, peregrinos, tropeiros, ou ainda grupos que não vêm atrás dos atrativos esportivos da região e sim de uma boa moda de viola.

Armazém do Limoeiro

Seja qual for o seu caso, a certeza é uma só, você será muito bem recebido por todos os atendentes, que tem como marca registrada o bom humor e a cordialidade. Aproveite a oportunidade pra desfrutar os deliciosos petiscos locais, acompanhados de uma cervejinha gelada, que contrasta muito bem com a elevada temperatura da região. Pra quem não bebe, sugiro a jarra de limonada, preparada no capricho!

Também há a apresentação de repentistas, que são ótimos e aceitam “encomendas”, quem quiser sacanear algum amigo, deve apenas fornecer alguns dados dessa pessoa e a diversão estará garantida.

Violeiros - Armazém do Limoeiro

Pedal: A Volta do Limoeiro

O “pretexto” pra minha visita ao armazém foi pedalar na região, a estradinha de terra batida contornada por belas paisagens é um percurso considerado leve, mas que não deve ser subestimado, já que apresenta algumas ladeiras nem tão leves assim e um total de 26 km, com altimetria acumulada de 538 m. Um circuito prazeroso para quem já tem certa prática e desafiante pra quem está começando.

Pedal - Volta do Limoeiro

Vale a pena iniciar bem cedo, pois o trajeto não é sombreado e dependendo do dia, o sol pode rachar! Além disso, quem madrugar terá o privilégio de pegar a estrada bem mais tranquila. Logo de cara já tem uma subida pesada, mas é bom já começar logo com o pior e saber que depois o pedal fica mais tranquilo.

Não se preocupe em relação à localização, não tem erro e conforme diz o próprio slogan local: “Quarqué caminho sai na venda”!

Quarqué caminho sai na venda

O tempo estimado para conclusão de todo o trajeto é de 3h e já aviso que os mais sedentários vão sofrer um pouquinho sim, mas ainda assim, recomendo!

Percurso Volta do Limoeiro

Altimeria - Limoeiro

No final do pedal, é claro que fizemos uma pausa no armazém, com direito a porção de calabresa, torresmo, cachaça local e cerveja! Felizmente eu não era a motorista da vez!

Almoço de Fazenda

Quem preferir complementar os petiscos com um almoço, pode ainda desfrutar do farto buffet servido no restaurante ao lado do armazém. A comida é preparada em fogão a lenha e as opções são bem variadas e muito saborosas! Destaque para o feijão tropeiro e o doce de leite! Humm! Pra finalizar, um cafezinho de coador cai muito bem! É… Acho que pra queimar todas essas calorias eu teria que fazer a volta do Limoeiro de novo…

Como chegar:

Partindo de São Paulo siga pela Rodovia dos Bandeirantes até Jundiaí, pegue a Rodovia D. Gabriel P. Bueno Couto, sentido Cabreúva. No km 84 siga indicação Estrada da Concórdia, são mais 5 km por estrada de terra.

Para mais informações, acesse o site:

http://www.casadefazenda.com.br/

  1. Gosto muito deste local. Estou sempre pedalando no Armazém do Limoeiro e um dos motivos é justamente a harmonia que o local oferece. O texto publicado acima retrata na íntegra o quão interessante é dedicar algum tempo para conhecer o Armazém.

    Parabéns pelo texto.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *