Florianópolis: Fortalezas do Século XVIII Fazem Parte das Atrações da Ilha

Três belíssimas construções deixadas de herança pelos portugueses estão abertas à visitação em Florianópolis. O conjunto dessas fortalezas (Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antonio de Ratona) formava o sistema conhecido como “fogo cruzado”, o triângulo defensivo da Barra do Norte da Ilha, planejado para garantir domínio do mar e proteção contra ataques marítimos.

Fortaleza de São Jose da Ponta Grossa
Tive oportunidade de conhecer a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada no morro da Ponta Grossa, com vista para a Praia do Forte. A principal característica arquitetônica do projeto são as muralhas espessas e rústicas de pedras.

Fortaleza de Sao Jose da Ponta Grossa

Forte Florianopolis

A construção que vemos hoje levou 25 anos pra ser concluída (1740-1765) e mais 17 pra ser restaurada (1975-1992). O resultado desse longo trabalho impressiona positivamente, o estado de conservação tanto da parte interna como dos arredores, é muito bom.

Projeto Fortalezas Florianopolis

Logo na entrada, à esquerda do visitante, está a sala do calabouço, que é totalmente escura e não causa uma sensação das mais agradáveis, mas me enchi de coragem e fui!

Calabouço Fortaleza Florianópolis

Canhões antigos permanecem em seus lugares originais, dando uma boa ideia do poder de artilharia que o Forte possuía.

Canhões Fortaleza de Florianopolis

Outros pontos de interesse da visita são: a “Casa do Comandante”, que abriga uma exposição de objetos e vestimentas da época e a Capela, única parte da Fortazela que foi inteiramente reconstruída.

Capela Fortaleza Floripa

Após a visita, programe-se para um mergulho na Praia do Forte, que tem águas tranquilas, um lindo pôr do sol e pode ser uma ótima opção pra finalizar o dia.

Ingressos:
Adultos: R$ 8,00
Crianças e estudantes: R$4,00

Horários:
Março a dezembro – 9h às 12h e 13h às 17h
Janeiro e fevereiro – 9h às 12h e 13h às 19h.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *