Peirópolis: Pedal na Terra dos Dinossauros!

O Museu:

Peirópolis é um distrito rural de Uberaba, localizado a 20 km do centro, no Triângulo Mineiro. O grande atrativo da região é certamente o Museu dos Dinossauros, construído no agradável espaço de uma antiga estação ferroviária. O acervo é bastante rico e inclui fósseis de até 72 milhões de anos, em ótimo estado de conservação.

Estação Ferroviaria Peiropolis

A descoberta desse tesouro arqueológico ocorreu na década de 40, durante escavações para a extração de calcário e desde então foram recuperadas centenas de ossos, principalmente do grupo dos Titanossauros, herbívoros de grande porte, que tinham pescoço comprido e cabeça pequena.

Titanossauro Uberaba

O museu é bastante lúdico e atrativo. Conta com réplicas em tamanho real de animais curiosos, como a preguiça gigante, por exemplo, além de estátuas de dinossauros de concreto dispostas no jardim externo, que são disputadíssimas para fotos.

Abelissauro Peiropolis

Essa é uma visita que recomendo a crianças e adultos, uma oportunidade única de conhecer um pouco sobre nossos gigantescos ancestrais

O Pedal:

Pelo fato de ser rodeada por montanhas, Peirópolis também é uma ótima opção para trilhas de mountain bike. O terreno é predominantemente de terra vermelha batida e a paisagem vai mudando de acordo com o tipo de plantação agrícola de cada trecho. A estradinha é bem tranquila e em poucos momentos cruzamos com algum caminhão ou trator.

Pedal Peiropolis

Fizemos um pedal de 52 km embaixo de um sol forte, que chegou a atingir 36 graus, aumentando assim o grau de dificuldade! Nosso ponto de partida foi o Museu dos Dinossauros.

Museu dos Dinossauros

De lá seguimos para a cidade de Ponte Alta, onde tivemos o privilégio de ver de cima a belíssima cachoeira que leva o mesmo nome da cidade. A vontade era de ficar por ali mesmo, porém, nosso trajeto estava só começando, tínhamos que seguir…

Cachoeira Ponte Alta Uberaba

Nossa segunda parada foi na antiga estação de trem Engenheiro Lisboa, onde pudemos observar as ruínas da construção de estilo inglês.

Estação de Trem Engenheiro Lisboa

A última pausa teve uma dose extra de dificuldade de acesso, tivemos que cruzar um pequeno riozinho, e amassar um pouco de barro, mas o prêmio foi chegar até a Cachoeira de Duas Quedas, que estava muito volumosa e linda, graças à grande quantidade de chuvas que recebeu no verão.

Rio Uberaba

Cachoeira 2 quedas

Fim da pausa… Seguimos! Nesse ponto não foi possível continuar por terra, são cerca de 7 km por uma rodovia de pouco movimento. Vale a pena aproveitar ao máximo a facilidade de pedalar no asfalto, já que a volta à estrada de terra ainda reserva umas boas ladeiras.

Pedal Estrada Uberaba

Após vencer sofridos 673 m de subida acumulada, finalmente chegamos!

Altimetria Pedal Peiropolis

A comemoração foi feita com um almoço típico de fazenda, servido na Toca dos Dinossauros, mesmo lugar onde nos hospedamos, sei que a fome (digna de Dinos) pode tornar esse comentário suspeito, mas achei tudo muito saboroso e com opções bem variadas.

Custos:

Museu dos Dinossauros
Entrada: R$ 3,00

Pousada Toca dos Dinossauros
Quarto duplo: R$ 200,00

Chales Toca dos Dinossauros

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *