Capitólio: Canyon de Furnas

Partimos para Capitólio com pouca ou quase nenhuma informação a respeito, foi um destino escolhido de última hora e a decisão se baseou unicamente em uma foto, uma bela imagem da represa de furnas, com suas águas esverdeadas, contornadas por Canyons de até 20 m.

Represa de Furnas Capitólio

Tenho que dizer que a foto que me chamou a atenção, apesar de muito inspiradora, ainda não refletia todo o encanto que presenciei. A cada curva da represa éramos presenteados com belas surpresas, como quedas d’água, pequenas grutas e formas interessantes esculpidas nas pedras pela erosão.

Cachoeira de Furnas

Difícil acreditar que essa maravilha, carinhosamente apelidada de “Mar de Minas”, é fruto da ação do homem. Sim, esse é um lago artificial e foi criado há mais de 50 anos, após o fechamento de barragem no Rio Grande, com o objetivo de abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Canyons de Furnas

Uma ação tão agressiva como a transposição do fluxo de um rio (o rio Piumhi), obviamente teve muitas consequências negativas, como a desocupação de mais de 30 mil pessoas, além do alagamento de terras cultiváveis. Entretanto, se ficou algo positivo a partir dessa intervenção, além da energia produzida, certamente foi a represa artificial com 1.440 km2 de extensão.

Cânios de Furnas Capitólio

O meio de transporte que escolhemos para percorrer os canyons foi a lancha, mas o passeio também pode ser feito de chalana e catamarã. Todas as embarcações têm por hábito colocar músicas em alto volume para animar os passageiros, o que é uma pena, pois tudo que eu queria naquele momento era contemplar a paisagem ouvindo unicamente o som da natureza…

As altas paredes dos canyons também são bastante procuradas para a prática de Psicobloc, uma modalidade de escalada que é feita sem nenhum equipamento de segurança e termina sempre com saltos na água.

Minha principal recomendação pra quem se animar a conhecer Capitólio, é que a visita seja agendada para o período da cheia, ou seja, no verão, pois é nessa época que a represa e as cachoeiras estarão mais volumosas e bonitas.

Onde Ficar:

Camping Canarinho

Pra quem estiver de carro e disposto a hospedar-se fora do centro de Capitólio, recomendo o Camping Canarinho, que me pareceu um ótimo custo-benefício (diária R$ 30,00)
http://www.campingcanarinho.com.br/

Onde comer:

Restaurante do Turvo

Esse é realmente imperdível! As porções são muito fartas e a traíra desossada é fantástica
http://www.restaurantedoturvo.com.br/

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *