Caminito del Rey: A trilha que já foi considerada a mais perigosa do mundo!

Localizado em Málaga, no norte da Espanha, o Caminito del Rey foi construído para permitir a passagem entre os desfiladeiros de Gaitanes, facilitando o acesso de funcionários que trabalhavam na hidrelétrica.

caminito del rey

Seu percurso tem pouco mais de3 km e contorna precipícios que chegam a ultrapassar 100 m de altura sobre o rio. Sua construção foi concluída em 1905 e a total falta de manutenção ao longo de um século, torna compreensível o fato de nos anos 90 o caminho ter adquirido fama de mortífero, o que atraía ainda mais aventureiros dispostos a desbravá-lo.

Desfiladeiros de Gaetanes

Ao contrário do que o nome possa sugerir, o caminho não era utilizado com frequência por sua majestade… Em 1921 o rei Alfonso XIII foi convidado para inaugurar a represa “Conde del Guadalhorce” e para isso percorreu parte da trilha, que desde então passou a ser conhecida com seu nome atual.

El caminito del rey málaga

Após a incidência de mortes, autoridades optaram por interditar a rota, que permaneceu fechada por 15 anos, sendo reaberta ao público apenas em 2015 após uma grande obra de restauração. No ano 2000, um acidente com vítimas fatais teve grande repercussão. Três jovens se lançaram juntos em um cabo de aço para a prática de tirolesa, o peso excessivo fez com que o cabo se soltasse e os três caíram de uma altura de 120 metros. O cabo partido permanece até hoje no local em memória ao acidente.

Morte no caminito del rey

Minha visita ao Caminito (já restaurado) aconteceu em um sábado de outubro. As temperaturas nessa época do ano costumam ser mais amenas na Espanha, mas nesse dia fazia muito calor! Comprei meu ingresso pela internet com cerca de 20 dias de antecedência e mesmo assim tive dificuldades, pois já estava praticamente tudo esgotado para os dias em que eu estaria em Málaga. Após diversas buscas, finalmente apareceu um ingresso disponível para a visita guiada das 16h30. Fechei na hora! Que sorte conseguir para um horário com sol mais ameno, não?! (Aha! Tá bom… Volto nesse tópico!).

Caminito del rey antigo

Tudo pronto para o início da trilha! Roupa confortável, protetor solar, água, mochila pequena, óculos, ticket, documento… (Orgulhosa de mim mesma!) Tentei ser organizada, pois estava viajando sozinha e não teria nenhum anjo da guarda pra me salvar com a frase célebre “Você lembrou de pegar…”

Check list 100% batido, me dirigi à recepção do hostel às 14h e perguntei como fazia pra chegar de trem ao Chorro. Ela me perguntou: Quando?! Meu coração até bateu mais forte… Hoje às 16h15! Vou fazer o Caminito às 16h30 e preciso chegar com 15 minutos de antecedência. Ela me olhou com cara de sinto muito e perguntou: Por que vc não troca seu ticket para amanhã? (tradução livre!). Respondi já com um nó na garganta: Os tickets estão esgotados pro próximo mês e eu vim a Málaga pra isso… Ela: Então melhor pegar um táxi, pois não é certeza de você chegar a tempo… Na volta sim, pode vir de trem com tranquilidade.

Esse foi o “momento insanidade” da viagem… Saí correndo e peguei o primeiro táxi que vi na frente, sabendo que percorreria 59 km com ele (pagos em euros!). Passei o caminho pensando em tudo que eu poderia economizar dali pra frente! Cinquenta minutos depois (e 70 euros mais pobre) eu estava no Chorro, no local onde deveria pegar um ônibus para percorrer um trecho sinuoso e então começar a tão sonhada rota!

trilha mais perigosa do mundo

Dessa vez resolvi me planejar melhor e já perguntei ali mesmo na entrada sobre o trem que voltava pra Málaga. Sim, as coisas podem piorar! O último trem partia pra Málaga às 18h15 e a trilha terminaria às 18h30… O amável atendente me sugeriu como única opção voltar de táxi… Nesse momento adicionei à minha lista de futuras economias mais um item: passar a beber água da torneira!

Imprevistos e desfalques à parte, nossa guia reuniu pontualmente o grupo para o início do trajeto. Recebemos fones de ouvidos e capacetes. Sim, a trilha está atualmente muito segura, o capacete é para nos proteger de alguma pedrinha que possa rolar em consequência das cabras que andam por ali.

caminito del rey chorro

A paisagem é impressionante e mesmo com toda a proteção, a sensação de vertigem em alguns momentos é inevitável. As explicações da guia ao longo dos 3 km foram muito boas e abrangeram contexto histórico, acidentes e interesse turístico.

Caminito del rey ponte

O percurso não é difícil e pode ser feito mesmo por pessoas com pouco preparo físico. O tempo total para percorrê-lo é de aproximadamente 2h. Todos os trechos que beiram o precipício são transpostos por uma passarela larga e protegida nas laterais.

caminito del rey recuperado

Ao caminhar pela nova passarela, é possível observar a antiga rota e então entender a reputação macabra que ela tinha devido à falta de reparos. Alguns pedaços estão cheios de buracos e outros, simplesmente caíram… Não me admira o rei nunca mais ter voltado!

caminito del rey perigo

Em uma das partes mais altas foi construída uma base de vidro e olhar pra baixo a partir desse ponto rende um friozinho na barriga!

caminito plataforma de vidro

Outro ponto alto do caminho é a ponte pênsil. A vista dali é sensacional e o coração bate mais forte ao perceber que a ponte balança!

Caminito del rey ponte

O rio que se observa no final dos desfiladeiros tem cor azul turquesa e seu contraste com as rochas torna a paisagem muito especial.

Caminito del rey espanha

No final do trajeto, em uma última tentativa desesperada, abordei algumas pessoas do meu grupo pra se saber se alguém iria para o centro de Málaga, mas não foi dessa vez! Tive que contar com a ajuda da nossa guia pra pedir um táxi, que garantiu chegar em 20 minutos. Todos foram embora e eu ali sozinha imaginando se esse táxi não vem… Mas veio! A volta é mais barata, pois estamos mais próximos. Ainda assim, ali morreram 50 euros! Esse foi o preço da minha falta de informação…

De qualquer forma não me arrependo. Passei um dia incrível, que certamente compensou qualquer inconveniente.

Importante:

Ingresso online: Garanta seu ingresso online no site oficial do Caminito, preferencialmente com mais de um mês de antecedência: https://reservas.caminitodelrey.info/janto/main.php

Não abre: Às segundas-feiras e nos feriados de 24, 25, 31 de dezembro e 01 de janeiro.

Horários de trens: Comprar com antecedência.
http://static.sopde.es/malaga/subidas/archivos/3/3/arc_208033.pdf

Valor do ingresso: Visita guiada (8 euros) + ônibus da portaria até próximo ao início do percurso (2 euros).

Outras dúvidas: Consulte o FAQ do site oficial, que é bem abrangente:
http://www.caminitodelrey.info/es/5178/preguntas-frecuentes

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *