Gaia: Degustação de Vinhos ao Som de Fado

Fiquei surpresa ao descobrir que cruzando a ponte eu não estaria mais no Porto e sim em Vila Nova de Gaia. Duas cidades separadas fisicamente apenas pelo Rio Douro, mas com diferenças muito bem delimitadas em termos de entretenimento.

Porto ficou com a beleza arquitetônica, com as igrejas centenárias, com as ladeiras íngremes e com o colorido da Ribeira. Mas é a partir de Gaia que se tem a melhor vista do Porto, é em Gaia que se escondem restaurantezinhos deliciosos e pouco explorados por turistas e é também em Gaia que estão as Caves de Vinho!

Tendo isso em mente, me preparei pra aproveitar o melhor de cada margem do rio e separei uma tarde só para Gaia. Cruzei a ponte Luís I pela parte de cima, sem pressa, parando para admirar o rio e observar as peculiaridades das duas cidades.

Cais da Ribeira

Já do outro lado, passei alguns minutos no mirante tirando muitas fotos (repetidas!), pois cada vez que eu olhava pra outra margem ela parecia ainda mais bonita com uma luz diferente, me obrigando a disparar muitos cliques que me pareciam inéditos.

Já tinha em mente que queria assistir a um show de fado e quando soube que poderia combiná-lo com uma degustação de vinhos do Porto, me animei ainda mais. Segui para a Casa Porto Calém, para garantir meu ingresso com antecedência. A programação era composta por visita guiada com explicação sobre a conservação dos vinhos, degustação e finalmente o show de fado.

A visita guiada acontece em diferentes horários e idiomas, por isso é importante comprar com antecedência, para certificar-se de que a explicação seja no seu idioma preferido. Quanto ao show de fado, há uma única apresentação por dia, com início às 18h30 (todos os dias, exceto às segundas-feiras).

Feita a minha compra, constatei que ainda teria 01h30 de espera e decidi aproveitar esse tempo pra caminhar por Gaia. Visitei diversas lojinhas, comprei algumas lembranças e me encantei com a loja que possui a maior réplica do galo de Barcelos. Segundo a lenda, o galo ganhou fama por ter cantado (depois de morto!!!) pra provar a inocência de um homem injustamente condenado à morte.

Também utilizei o tempo livre pra saborear um delicioso bolinho de bacalhau, conhecido pelos portugueses como “pastel de bacalhau”. Quando pedimos “bolinho” eles entendem, mas também se divertem às nossas custas!

Em Gaia também há um teleférico, infelizmente não tive tempo para o passeio, mas a ideia da vista aérea me pareceu muito boa…

Hora da minha visita guiada! Cheguei com alguns minutos de antecedência e pude observar outros grupos além do meu esperando o início da visita. Naquele momento havia grupos com explicação em português, inglês, espanhol e francês. O meu grupo (em português) era o menos concorrido. Pelo que verifiquei no panfleto, há também opção de outros idiomas além desses já mencionados.

Entramos em uma sala gelada e repleta de barris gigantescos de madeira e ali foram fornecidas explicações sobre a conservação e sobre os diferentes tipos de vinho do Porto: Branco, Rose e os tradicionais tintos, que se dividem em duas categorias (Ruby e Tawny).

Um detalhe que me chamou a atenção naquela sala, foi a marcação em diferentes pontos da parede, acompanhada por medidas de altura. Nosso guia esclareceu que aqueles foram os níveis já atingidos pela água em épocas de cheia. Felizmente os tonéis da Porto Calém são muito altos e ficaram preservados, mas outras casas com produções e barris menores, não tiveram a mesma sorte.

Terminado o tour, iniciamos a degustação. Nos Foram oferecidos 2 tipos diferentes de vinho, um branco e um tinto. A prova foi acompanhada por alguns esclarecimentos sobre cada um.

Nesse momento há uma pausa para que os interessados comprem os vinhos da casa. Em seguida recebemos mais 2 taças e fomos informados de que teria início o momento mais esperado (pelo menos por mim!), o Show de Fado!


O Fado é um estilo musical que nasceu no século XIX, nas tabernas. As vozes podem ser femininas ou masculinas e são acompanhadas pela guitarra portuguesa. Tem gente que diz que é tão triste que dá vontade de cortar os pulsos! Rss! Particularmente, achei fascinante e não queria mais ir embora!

Recomendo que a degustação seja feita muito lentamente, pois o teor alcoólico do vinho do Porto é fortíssimo! No mais, aproveite essa experiência, que certamente vai deixar excelentes recordações.

Informações Adicionais

Visita guiada + Degustação de Vinhos + Show de Fado: 17,50 euros

Caves Calém

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *