Porto: Bons Vinhos e o Colorido da Ribeira!

Sabe aquele lugar que te faz querer ficar pra sempre? Assim é o Porto! Cativa pela beleza de sua arquitetura, pela receptividade dos habitantes e pelos sabores! Poucas vezes comi (e bebi) tão bem! Aqui segue meu relato saudosista:

A melhor forma de explorar a cidade é a pé! Os atrativos mais interessantes estão relativamente perto e caminhando você terá a oportunidade de parar mais vezes, apreciar cada detalhe e descobrir cantinhos charmosos e escondidos.

Pra conhecer as sugestões abaixo com tranquilidade, sugiro pelo menos dois dias de passeio:

DIA 1

Estação São Bento

A Estação de Trem São Bento é uma verdadeira obra de arte! Inaugurada em 1915, ocupa o lugar do antigo Convento São Bento de Ave-Maria, daí seu nome. A fachada é feita em pedra e fica especialmente bonita à noite, quando iluminada.

As paredes da entrada da estação são revestidas por mais de 20.000 azulejos pintados à mão, que retratam passagens da História de Portugal.

Rua das Flores

Aberta em 1521, a Rua das Flores que até então servia como horta do Bispo, passou a ser uma das principais vias da cidade e a abrigar imponentes residências.

Ao longo da rua peatonal, podem ser observadas cafeterias, construções históricas, chocolateria, restaurantes e é claro, flores!

Igreja de São Francisco

Uma igreja que abriga um cemitério e um ossário? De onde é possível ver os esqueletos? Nossa, que fúnebre! Vamos pra lá!

Creio que o mórbido e a curiosidade caminham sempre juntos, pensando nisso, compramos nosso ticket para conhecer a Igreja de São Francisco.

Tivemos uma boa surpresa, pois além dos ossos, também pudemos observar sua bela arquitetura gótica e a riqueza da arte barroca em seu interior.

Sim, caminhamos pelas catacumbas! E também me encorajei a dar uma rápida olhada no ossário, mas tive vontade de sair correndo dali!

Valor da entrada: 4,50 euros

Restaurante Traça

Os mais sensíveis talvez não quisessem seguir para um restaurante após essa visita, porém, não tivemos problemas com isso! Nossa opção foi o Restaurante Traça, localizado no Largo São Domingos.

Minha opção foi o arroz de polvo acompanhado de vinho tinto, um excelente custo benefício!

Cais da Ribeira

Momento de relaxar um pouco apreciando o colorido do Cais da Ribeira. Fizemos um passeio de barco pelo Rio Douro, mas sinceramente, não achei que tenha valido a pena. É caro e não dá nenhuma vista além do que se possa ver do cais.

Valor do passeio de barco: 12 euros

DIA 2

Torre dos Clérigos

Que tal começar o dia subindo 225 degraus? Parece muito, mas com calma se chega lá!

A recompensa é a vista panorâmica! O único inconveniente é o restrito espaço da minúscula varanda de observação. Então a regra é olhar rapidinho e liberar a passagem para o próximo. Assim que descer da torre você irá se deparar com uma casa de bolinhos de bacalhau. Pare!

Valor da entrada: 3 euros

Livraria Lello e Irmão

Aberta em 1869 como casa editora, a Lello e Irmão é considerada uma das livrarias mais lindas do mundo! Sua arquitetura realmente impressiona pela beleza dos vitrais e riqueza dos detalhes em estilo rococó. Mas o que tanto aguça o interesse dos visitantes (a ponto de se formar fila de espera na porta!), é o fato de ela ter ganhado fama nos anos 90 como a “Livraria do Harry Potter”, já que serviu de inspiração para a escritora J. K. Rowling.

Atualmente ela é muito mais procurada como ponto turístico do que como livraria. Os visitantes se aglomeram por fotos na escadaria e na fachada. Apesar do tumulto, recomendo!

A entrada é paga e os ingressos devem ser adquiridos do lado de fora, ali no “Guichê do Fernando Pessoa”.

Valor da entrada: 3 euros (valor pode ser abatido na compra de livros).

Café Majestic

É coisa de turista sim! Portugueses lá dentro só os garçons, já que os preços são considerados exorbitantes! Mas a rabanada… Hummm! Creio que foi a melhor que já provei na vida, valeu cada euro!

Se não estiver disposto ao investimento, sugiro pelo menos uma passada pra conhecer o local. A construção histórica já era frequentada pelos autores da Belle Époque.

Valores:

Rabanada: 4 euros
Suco de laranja: 3,75 euros

Mercado do Bolhão

Passeios por Mercadões me parecem sempre uma excelente oportunidade para um contato mais direto e verdadeiro com a cultura local. Acho interessante observar um pouco o dia a dia das pessoas que trabalham e compram ali.

O Mercado do Bolhão é uma excelente opção para se degustar queijos, vinhos e também para almoço.

Souvenirs a bons preços também estão disponíveis.

  1. Oiii eu, Li Mantovanni, amante das viagens, amiga da Ju, dona desse blog encantador, também quero expressar algumas das minhas percepções, fui guiada por ela claro em algumas dicas até porque quando eu seguia pra lá, ela já havia ido, então começando pela dica do hostel que amei mesmo estar, o Pilot, que com certeza também vou indicar no meu canal, depois passando a parte hospedagem que é muito importante eu comecei em fases a amar o Porto, a primeira, o amor, depois a fase estar encantada e assim ia só me apaixonando mais e mais, fui à Lello, que é ponto que não se pode passar do roteiro, adorei, fomos procurar a comida típica de lá, e achamos a Francesinha que é o prato mais procurado e uma delícia, olhar a beira do Rio é sensacional de qualquer um dos lados que você esteja, e eu particularmente amei caminhar sobre a ponte é mágico, uma coisa maravilhosa que se deve fazer e foi a Jú que me deu essa dica também é visitar a Caves Cálem no Porto é uma surpresa ver como o vinho é feito e degustar, é muito bom, eu como apaixonada por mercados fui ao do Bolhão e como sempre sai de lá satisfeitíssima porque esses mercados nos fazem sentir moradoras daquela vila, dá até pra sonhar, Café Majestic, nossa sim entrar e tomar um café completa sua viagem, te faz sonhar mais um pouquinho, sem qualquer dúvida o Porto é um dos lugares mais encantadores que eu pude estar, agradeço a Ju todas as dicas dadas por ela, porque sem elas a minha viagem não teria essa graça que teve, tão completa! Então aproveitem a ida pra lá, depois conte-nos né Ju a experiência, aproveitem as dicas e divirtam-se, encantem-se no Porto, escrito por Li Mantovanni, dona do canal dicas de viagens no youtube chamado LI POR AI, sigam a gente no insta li_mantovanni e mochilamundoafora, digital influencer e amiga dessa lina Ju. beijos!!!!

    • Juliana Faria

      Li!
      Parceirona de viagem! Muito obrigada pela visita e por completar as dicas!
      Como eu pude me esquecer da francesinha?!!! Nada como uma segunda opinião!
      E que bom saber que compartilhamos do mesmo carinho por essa cidade tão especial!
      Porto é muito fixe! 🙂
      Bjo grande!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *