Toledo: Viagem à Idade Média

Um verdadeiro convite à Era Medieval, essa é minha definição de Toledo! Catedrais sombrias, estreitas ruas de pedras, lojas especializadas na venda de espadas e localização digna de Fortaleza: no topo de uma colina, cercada pelo rio Tejo e protegida por muralha. Essa pequena comunidade autônoma de Castilla La Mancha parece ter parado no tempo e é justamente isso que a torna tão especial!

Toledo pode ser visitada em uma viagem de bate-volta a partir de Madri, já que fica a apenas 70 km da capital, porém, quem estiver com tempo e puder dispor de dois dias, certamente não irá se arrepender. Ver as construções iluminadas à noite e observar o céu estrelado em um cenário tão inusitado, é uma experiência memorável.

Antes de iniciar sua visita pelo centro histórico, tenha em mãos um mapa. As pequenas ruazinhas formam um verdadeiro labirinto, pelo qual se perder é inevitável e delicioso! No entanto, o mapa irá te ajudar a não deixar pra trás os principais pontos de interesse.

Catedral de Toledo

Minha sugestão é iniciar o dia com a Catedral de Toledo. O templo religioso é imponente, grandioso e mescla diferentes estilos arquitetônicos. O brilhante resultado final justifica o fato de a construção ter-se estendido por 3 séculos.

O retábulo do Altar-Mor é um dos pontos altos da visita, retrata cenas da vida de Cristo e impressiona pela riqueza de detalhes.

Rota de Don Quixote

Ao caminhar pelo centro histórico, procure as placas “Ruta de Don Quijote”, pois Toledo fez parte do roteiro fictício percorrido pelo Fidalgo de La Mancha e seu Rocinante.

Confeitaria Santo Tomé

Como homenagem, a confeitaria Santo Tomé produziu a maior réplica de Don Quixote do mundo feita em marzipan. A estátua mede 3,60 m de altura e nela foram utilizados 600 quilos de marzipan. O doce de amêndoas é tradição local e pode ser encontrado em praticamente todas as cafeterias.

Museo del Greco

Don Quixote não foi a única personalidade a “transitar” por ali, o famoso pintor El Greco foi para Toledo em 1577 a trabalho e por lá ficou pelo resto de sua vida. No bairro judaico há um interessante museu em sua homenagem e um rico acervo de suas obras.

Igreja de Santo Tomé

Outro ponto de interesse é a Igreja de Santo Tomé, uma rústica construção de pedras com uma torre de estilo mudéjar (hispano-muçulmano). Filas se formam para sua visitação e o motivo de tanto interesse é o quadro “O Enterro do Senhor de Orgaz”, que fica no interior da igreja, mas infelizmente não pode ser fotografado.

Restaurante El Corralito

Separe um tempo pra disfrutar da gastronomia local, que é fantástica! Tomar um bom vinho e contemplar tudo sem pressa… Minha opção foi o restaurante El Corralito, localizado na Plaza Corral de Don Diego.

Informações Adicionais

Passagem de ônibus Madrid – Toledo: 5,39 Euros (Saindo da Estação Plaza Elíptica)

Tempo de viagem: 1h20

Jantar (entrada + prato principal + taça de vinho): 12,50 euros

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *