Ilha de Maiorca – Bate e volta de Palma a Sóller

A viagem sob trilhos de Palma a Sóller é uma excelente opção de passeio de um dia. O trem é um charmoso bondinho antigo, todo feito em madeira e com design retrô. A linha férrea por ele percorrida foi concluída em 1912 e originalmente tinha o objetivo de acabar com o isolamento que as montanhas impunham à cidade de Sóller, ligando-a a Palma e favorecendo seu desenvolvimento econômico.

Os tempos mudaram e hoje Sóller está longe de ser um lugar isolado, mas a beleza do percurso garantiu a longevidade do transporte, que atualmente funciona como roteiro turístico.

Talvez você sinta falta da fumaça, pois o trem é elétrico, ganhando um pontinho no quesito ecologicamente correto. O trajeto dura cerca de 1h e corta o norte da ilha pela Serra da Tramuntana, passando por inúmeros túneis, florestas de pinheiros e belas planícies.

No momento da compra do ticket, é possível escolher como destinos Sóller ou Porto de Sóller. Nós ficamos com a segunda opção. Desembarcamos então em Sóller para em seguida pegar o bondinho para Porto de Sóller.

Em nossa primeira parada tivemos tempo para uma caminhada pela Plaza de Constitución, onde apreciamos a faixada da igreja de Sant Bartomeu e também do Banco de Sóller, esse último, uma imponente construção modernista. Ambos os projetos foram elaborados por Joan Rubió, arquiteto Catalão, discípulo de Gaudí.

Seguimos então para o destino final e desembarcamos em Porto de Sóller, que chama a atenção por suas águas calmas e de um azul intenso. Caminhamos pelo calçadão e apreciamos esculturas curiosas, que dão margem a diversas interpretações.

Nos animamos a enfrentar uma caminhada de 30 minutos ladeira acima com o objetivo de chegar até o Farol de Cap Gros. A vista de lá é muito privilegiada, recomendo!

Na volta, fizemos uma pausa para um café, contemplando o fim de tarde beira mar e em seguida pegamos o trem de volta para Palma. Esse passeio remete ao passado e nos leva a refletir sobre as mudanças ao longo de um século de existência do trem.

Informações adicionais:

Passagem (ida e volta): 30 euros
Site: www.trendesoller.com

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *