Review: O Leão da Toscana

O Leão da Toscana retrata a biografia do italiano Gino Bartali, grande ícone do ciclismo do século XX, atleta que aos 24 anos já era vencedor dos mais cobiçados títulos do seu esporte: O Giro d’Italia (bicampeonato) e a vitória no Tour de France (de 1938). Tais feitos, por si só, já seriam mais que suficientes para prender o interesse do leitor, mas a obra vai além, faz uma retrospectiva da história da evolução da bicicleta e traz como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, fator de adversidade na carreira do atleta, que colocou à prova sua capacidade de superação e o consagrou como um dos protagonistas no combate ao nazismo.

No auge de sua carreira, Bartali viu seus sonhos boicotados com a entrada da Itália na Guerra e a interrupção dos campeonatos em geral, tanto os nacionais, quanto os internacionais. A crítica situação obrigou-o a alistar-se no exército e cumprir seus deveres de cidadão.

Graças ao seu reconhecimento internacional, o ciclista (mesmo em período de Guerra), conseguiu permissão para treinar e fez disso uma oportunidade para ajudar o próximo, arriscando-se no transporte de identidades falsas de judeus e conseguindo assim salvar centenas de vidas

“Recebidos os documentos falsos, e colocados em segurança na bicicleta, embaixo do selim, Gino partia de novo para a Toscana, esperando conseguir chegar em casa com a luz do dia. Dado o perigo de violar o toque de recolher…”

Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista e autoridade italiana na época, ofereceu a Bartali o posto de garoto propaganda oficial do governo. Gino, no entanto, católico fervoroso e contrário ao regime, recusa a oportunidade e é boicotado pelo Estado.

Mesmo diante de tantas adversidades, após a segunda Guerra, o atleta contraria o senso comum, que o classificava como velho e sem condicionamento físico e realiza o surpreendente feito de vencer o Tour de France uma década após a primeira conquista do mesmo título.

Surpreendente e fascinante, O Leão da Montanha é uma história de perseverança e superação.

Informações adicionais:
Categoria: Biografia / Literatura de esporte
Autor: Aili e Andres Mc Connon
Páginas: 330
Editora: Zahar

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *